quinta-feira, maio 11, 2006

GRÉCIA


"O homem é a medida de todas as coisas" (Protágoras)

A Grécia é o berço da civilização ocidental. Muito do que somos hoje, devemos aos gregos.

TEATRO, ESCULTURA, ARQUITETURA foram as principais manifestações artísticas da Grécia, as que influenciaram muitos povos e, de certa forma, nos influencia até hoje.

A figura ao lado é conhecida como "O Discobolo" e data do péríodo clássico. (Atenção! Essa é uma cópia romana - muitas das esculturas gregas só são conhecidas hoje em dia por causa das cópias feitas pelos romanos.

Podemos dizer que a História da Arte foi muito influenciada pela Grécia. Muitos artistas voltavam-se para a cultura helênica em busca de um ideal de beleza, de equilíbrio que muitas vezes tinha se perdido.

O Renascimento (calma, calma! Já que colocarei um post sobre isso), por exemplo, foi uma volta aos ideais clássicos gregos.

Ainda em escultura grega, vale lembrar que aquelas que eram feitas no período denominado ARCAICO, recebiam o nome de Kouros = homem jovem. A influência da arte egípcia ainda era muito forte, o corpo era rígido; os membros colados ao corpo davam sinal de imobilidade.
Observem essa imagem:


No período CLÁSSICO, as esculturas ganham mobilidade. Os gregos buscam o movimento, a ação. Para isso, buscaram no bronze uma alternativa de material (mais leve e resistente que o mármore --> mas eles não deixam de usar o mármore, heim!).

Exemplos de esculturas do período clássico:


Essa é uma escultura em bronze chamada "Zeus de Artemiso". (Zeus era o principal deus do Olimpo segundo a mitologia grega).

Apesar de estar em movimento, ele ainda não é uma conquista muito grande. Se vocês olharem com atenção verão que seus membros estão em movimento mas que seu tronco está estático - o que não corresponde à realidade. (O tronco também deveria estar em movimento).


Outra escultura bastante importante do período clássico grego é "O Doríforo de Policleto". Essa escultura mostra um homem caminhando e pronto para dar mais um passo - há uma alternância entre os membros tensos e os relaxados.
Doríforo = lanceiro (aquele que leva a lança).


Também há a escultura "Éfebo de Crítios". Ela foi feita no início do período clássico mas já mostra uma evolução em reção ao Kouros. Em vez de olhar bem para frente, ele tem a cabeça ligeiramente voltada para o lado; em vez de apoiar-se igualmente sobre as duas pernas, o corpo descansa sobre uma delas, que assume uma posição mais afastada do eixo de simetria, e mantém o quadril desse lado um pouco mais alto.


ATÉ MAIS, depois eu falo mais sobre o período classico. Próximo post sobre Grécia = Arquitetura!


O INÍCIO

Este é um blog criado para dar uma mão aos meus queridos alunos... Para falar de ARTE.

Aqui vale colocar a sua opinião sobre determinado período, vale comentar sobre o artista, sobre a aula sobre ele, tirar dúvidas, ampliar os conhecimentos sobre os temas.

Eu gostaria de avisar, antes de mais nada, que esse blog não será cronológico (pq atenderá tantos os meus alunos da oitava série como os do primeiro ano do ensino médio)... Se você quiser vale olhar o assunto dos outros, vale comentar sobre determinados conteúdos mesmo que vc ainda não o tenha visto em sala de aula. (Ah... eu pensei em fazer dois blogs, mas dá muito trabalho, rs)

Outra coisa, como já estamos praticamente no final do semestre (que apressada... ainda estamos em MAIO), vou colocar o máximo de posts sobre o máximo de assuntos possíveis - prometo que pro segundo semestre isso aqui estará mais estruturado)
Ah... mas saibam que se vcs não visitarem o blog eu paro de escrever!!! :P

Ah, outra coisa! Dou-me o direito de começar a falar de arte a partir da Grécia (minha favorita!!!), ok!? Perguntas e dúvidas sobre a antiguidade ou a pré-história podem ser tiradas pessoalmente ou então, escrevam um comentário que eu respondo por post ou por email!

Mais uma coisa... não vou "colar" aqui as apresentações de powe point que eu mostro na sala de aula. Vou SIM colocar as imagens mas... MEUS QUERIDOS aula é aula, isso aqui é só pra gente trocar um pouco de informações sobre arte e cultura de um modo geral.

Também vou dar dicas de peças de teatro (minha paixão como a maioria de vocês sabe), sobre filmes, exposições, shows, concertos etc...

Beijão pra todos e
"VIVA, VIVA!!!!!!!!!!!!!!!"