sexta-feira, maio 19, 2006

LER PRA PENSAR

Arte é cultura! Arte serve pra se expressar... Arte é uma linguagem!!! A gente "lê" a arte e pensa. Pensa o quê? Não existe certo ou errado quando se trata de "ler" uma obra de arte. Claro que os fatos devem ser respeitados (e nesse aspécto - histórico há certo e errado). Mas agora falo de "leitura", e na arte cada um pode sentir uma coisa, pensar uma coisa.
Por exemplo, tem uma artista francês chamado Yves Klein que eu gosto muito. Ele faz trabalhos monocromáticos - oh, uma tela azul! Isso mesmo... ele tem vários quadros de uma cor só (sem figura alguma), mas ele tem atitude - e é isso que eu gosto nele. Ele é um cara maluco (pra mim um gênio... mas bem, todo gênio é louco...), dividia sua vida entre a arte e as artes marciais (Em 1952 vai pro Japão estudar judo no Instituto Kodokan em Tóquio, onde obtém o cinturão negro, quarto dan. Em 1954 regressa à Europa e obtém o cargo de director técnico da Federação Espanhola de Judo de Madrid - ual, e o cara além disso é um dos principais artistas da arte contemporânea!!!). Enfim (não vou falar demais dele aqui, agora - vou deixar mais pro fim do ano - depois vcs vão entender pq). Mas toquei em seu nome pra faler de "leitura" de obras de arte.
Vou colocar aqui três obras dele... Comentem!!!!!


COMENTEM MESMO!!!!

Por favor!!!

Esta obra se chama "IKB" (International Klein Blue).

Esta é uma releitura que ele fez da famosa escultura grega "Vitória da Samotrácia" (Vale a pena dar um pulo no post sobre arte grega para olhar a original!)
Essa obra foi feita através de uma "performance" onde utilizou corpos de mulheres como "pincéis vivos". Essa é uma das "Antropometrias".
Essa imagem é da performance que gerou essa obra:
Ah, vocês conseguem ver uns homens ao fundo tocando violoncelos? Eles tocavam uma música chamada "Sinfonia Monotom" (ou seja... tudo se baseava em um único tom, tanto nas cores - o azul era a única cor, e os "chelos" só tocavam uma única nota!!!)

Bom, agora é com vocês!!!

Outra coisa, queria aproveitar para responder a um comentário "anônimo". Também acho que copiar e prestar atenção ao mesmo tempo é complicado, mas eu não posso obrigar todo mundo a ver o blog. Enfim... não tem jeito, nunca vai dar pra agradar a todos. Mas não pensem que aqui terá TUDO... Muitas coisas teóricas, definições.... não serão postadas, ok!

É isso ai! Viva, viva!!!