sexta-feira, junho 06, 2008

ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES

O imperador Dom Pedro II, quando assumiu o governo, procurou dar ao país um desenvolvimento cultural mais sólido, incentivando as letras, as ciências e as artes. Estas ganharam um impulso de tendência nitidamente conservadora, que refletiam modelos clássicos europeus.

O imperador foi um grande mecenas e, para incentivar os alunos-artistas, oferecia bolsas de estudos na Europa para aqueles que mais se destacassem.

ALGUNS DE SEUS ILUSTRES ALUNOS:

Vítor Meirelles

Foi um dos mais virtuosos alunos da AIBA e, mais tarde, se tornou um de seus mais ilustres professores.

Entre suas obras mais conhecidas estão: "A primeira missa no Brasil", de 1860 e "A batalha de Guararapes".




Pedro Américo

Um dos nossos mais conhecidos pintores acadêmicos, autor de obras importantíssimas como "O grito do Ipiranga" e "Tiradentes escartejado".
Pedro Américo também foi professor da AIBA mas, diferente de Meirelles, que se dedicava à aulas práricas, se dedicou ao ensino da História da Arte.


Almeida Junior

Uma das características mais marcantes de sua obra é o alto nível de realismo técnico - além do realismo temático em algumas obras.

São dele as famosas telas "Leitura", "Caipira picando fumo" e "saudade".







Apesar de serem acadêmicos, esses artistas foram influenciados pela literatura da época, principalmente pelo romantismo. Além da visão romantizada de cenas históricas, também percebemos a presença de temas nacionalistas e indianistas (que estavam muito presentes no romantismo brasileiro).
Este é o site do Museu Nacional de Belas Artes (que funciona na sede da antiga AIBA).
O prédio foi projetado pelo arquiteto Grandjeam de Montigny, da Missão Artística Francesa.

6 comentários:

Anônimo disse...

psora , mas os 3 (Victor Meirelles , Pedro Américo E o Almeida Junior) têm influência do Romantismo , Nacionalismo e Indianismo ? Não são só os dois primeiros ?

Taciana disse...

Oi, só os dois primeiros (Victor Meirelles e Pedro Américo). Almeida Junior vai desenvolver uma pintura mais próxima dos ideais do realismo: com cenas cotidianas e, inclusive se aproximando o realismo social de Courbet e Millet (artistas do séc. XIX da França - Realistas) em suas obras que retratam o caipira.

Anônimo disse...

sooora, qual a diferença em ser acadêmico?
eles têm influências do romantismo, realismo..mas nao podem ser considerados romanticos ou realistas por quê?

Taciana disse...

É que "realismo" e "romantismo" são movimentos estéticos que aconteceram na Europa entre os séculos XVIII e XIX, cheios de características específicas. Aqui no Brasil, nossos artistas eram formados pela academia, com as técnicas acadêmicas (neoclássicas lá na Europa) e, as características romanticas e realistas não são fortes o suficiente para transformá-los. Por isso dizemos que são acadêmicos de tendência romântica ou acadêmicos de tendência realista. Ok?

Ana disse...

Oi professora! Fui sua aluna há um tempinho, e estava lendo esse post para estudar pro vestibular da GV direito.
Não me leve a mal, poor favor! Errinhos de atenção acontecem com todos nós, mas acho importante que eles sejam corrigidos, para que a credibilidade de um trabalho tãao bom não seja perdida por uma besteirinha dessas. Por favor verifique lá no finalzinho do post a palavra "progetado",acho que o correto seria "projetado".
Parabéns pelo blog! E obrigada pela ajuda =)

Taciana disse...

Ana, muito obrigada pelo toque. Sou dislexa e, às vezes escrevo errado mesmo... Valeu. Vou trocar agora mesmo! Obrigada pela visita!