sexta-feira, agosto 29, 2008

Arquitetura Moderna no Brasil

Sobre a arquitetura moderna brasileira escolhi comentar sobre dois grandes arquitetos, super importantes para o desenvolvimento dessa linguagem.

Oscar Niemeyer

http://www.niemeyer.org.br/

“Não é o ângulo reto que me atraia.
Nem a linha reta, dura, inflexível,
criada pelo homem.
O que me atrai é a curva livre e sensual.
A curva que encontro nas montanhas
do meu país,
no curso sinuoso dos seus rios,
nas ondas do mar,
nas núvens do céu,
no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o Universo.
O Universo curvo de Einstein”
(Oscar Niemeyer)

Algumas de suas principais obras:

Conjunto do Ibirapuera - São Paulo SP


Edifício Copan - São Paulo SP



Conjunto da Pampulha - Belho Horizonte MG



Conjunto de Brasília - Brasília DF







Outra arquiteta muito importante é a italiana Lina Bo Bardi



Sua obra mais conhecida é o prédio do MASP, em São Paulo.




Também é responsável por outras obras como:

Prédio do Teatro Oficina, na Rua Jaceguai


e o SESC Pompéia

9 comentários:

Anônimo disse...

Comentar sobre dois..

ai só tem um ou éimpressão minha?

Taciana disse...

são dois... o Oscar Niemeyer e a Lina Bo Bardi (essas últimas imagens são de obras dela).

Anônimo disse...

Professora, o que tem q saber da "ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL"?
Somente a importancia dos dois arquitetos?

Anônimo disse...

Tacii. a característica PRINCIPAL da arquitetura do Oscar Niemeyer é a CURVA.E a da Lina Bo Bardi. ??

Anônimo disse...

Desculpa,não tinha visto o seu pedido.Eu sou Amanda da sala 207 de Valinhos.beijão.=]

Taciana disse...

Oi Amanda, vc tinha se identificado sim! hehehe
Então, ao contrário do Niemeyer, a Lina tem um gosto bastante acentuado pelas linhas retas. A gente pode dizer que ela se aproxima bastante do construtivismo = abstracionismo geométrico. Da só uma olhada no prédio do MASP!!!

Gente, é importante lembrar dos arquitetos, de suas obras... do que é marcante em suas obras, ok!

Anônimo disse...

desculpa sora, so tinha visto um

Manuela Malachias disse...

Professora...
A Lina não era espanhola naturalizada brasileira?

(Nossa, eu acho que copiei muita coisa errada... estou achando várias incorreções no meu caderno...)

Abraço,
Obrigada
(Desculpe minha atrapalhação!!)

Anônimo disse...

Não sabia que eu já tinha me identificado.")
Obrigaaaaaaada pela ajuda Taci.

Boa noite,um beijão.
Ah,vou te contar uma coisinha que eu tenho vergonha de falar pra você pessoalmente.:) Mas eu queria que você soubesse que eu AMO a sua aula.e TE ADORO.mesmo mesmo!
pronto falei.
;D