segunda-feira, abril 07, 2008

Prova do segundo ano





Matéria da primeira prova de 2008 do segundo ano:



  • Revisão de Arte Moderna (século XX)


Links dos posts desse tema:


Revisão de Arte Moderna - parte I



Revisão de Arte Moderna - parte II



Expressionismo



Fauvismo



Futurismo



Cubismo



Surrealismo



OP e POP Art




  • Arte Pré-Cabralina






  • Barroco Brasileiro






Espero que ajude!!!


Quem tiver dúvidas: comentar nesse post que eu respondo!



Plantão:


Terça-feira: 08/04 - 14h às 18h

Quarta-feira: 09/04 - 09h às 12h (para o povo da tarde!)


Abraço a todos!! E não se esqueçam: "viva! viva!" (que é o mais importante)



Nada de dormir no ponto, heim!

Barroco Mineiro

O ponto culminante da integração entre arquitetura, escultura, talha e pintura aparece em Minas Gerais, sem dúvida a partir dos trabalhos de:

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho - seu projeto para a igreja de São Francisco, em Ouro Preto, por exemplo, bem como a sua realização, expressam uma obra de arte plena e perfeita. Desde a portada, com um belíssimo trabalho de medalhões, anjos e fitas esculpidos em pedra-sabão, o visitante já tem certeza de que está diante de um artista completo. Além de extraordinário arquiteto e decorador de igrejas foi também incomparável escultor. O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, é constituído por uma igreja em cujo adro estão as esculturas em pedra-sabão de doze profetas, cada um desses personagens numa posição diferente e executa gestos que se coordenam. Com isso, ele conseguiu um resultado muito interessante, pois torna muito forte para o observador a sugestão de que as figuras de pedra estão se movimentando.

Características da escultura de Aleijadinho:
* Olhos espaçados

* Nariz reto e alongado

* Lábios entreabertos

* Queixo pontiagudo

* Pescoço alongado em forma de V



Manuel da Costa Ataíde - suas pinturas em tetos das igrejas seguiam as características do estilo barroco, e aliavam-se perfeitamente às esculturas e arquitetura de Aleijadinho. Obra Destacada: Pintura do Teto da Igreja de São Francisco de Assis.



Para seu conhecimento:
O Mestre Ataíde pintou várias igrejas de Minas Gerais com um estilo próprio e bem brasileiro. Usava cores vivas e alegres e gostava muito do azul. Ataíde utilizava tanto a tinta a óleo (que era importada da Europa) como a têmpera. Os pintores da época nem sempre podiam importar suas tintas. Faziam então suas próprias cores com pigmentos e solventes naturais aqui da terra. Entre outros, usavam terra queimada, leite e óleo de baleia, clara de ovo, além de extratos de plantas e flores. E é claro criavam suas próprias receitas que eram mantidas em segredo. Talvez por isso é que se diz que não existe, no mundo inteiro, um colorido como o das cidades mineiras da época do barroco.


(MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H. Barroco Brasileiro. Disponível em: http://www.historiadaarte.com.br/linhadotempo.html, s.d. Acesso em 08 de abril de 2008.)

OBS.: tem um link para esse site aqui no Blog, à sua direita!!!


Igreja de São Francisco de Assis
Aleijadinho
Ouro Preto – MG

Manuel da Costa Ataíde (Nossa Senhora dos Anjos)


Outras imagens da Igreja de São Francisco



Na imagem acima, vemos a porta de entrada. Acima dela a área do coro. Mais a frente também podemos perceber as tribunas (púlpitos) e, claro, o teto de Mestre Ataíde. Na imagem abaixo, podemos ver alguns altares laterais.



Santuário de Bom Jesus do Matosinho (Patrimônio Histórico da Humanidade)







Barroco Brasileiro


Um só Brasil, “vários” Barrocos

O Barroco brasileiro está claramente associado à religião católica e varia de região para região.

Nas regiões que enriqueceram com a mineração e o comércio de açúcar – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco –, encontramos igrejas com talhas douradas e esculturas refinadas. Já nas regiões onde não havia açúcar nem ouro – como São Paulo –, as igrejas eram modestas.

O BARROCO PERNAMBUCANO
A partir de 1759 Recife teve grande crescimento econômico (sede da Cia. Comercial Pernambuco e Paraíba – comercialização do açúcar, tabaco, algodão e madeira de lei).
Destaque: Igreja de São Pedro dos Clérigos.

O BARROCO NA PRIMEIRA CAPITAL DO PAÍS: SALVADOR
Na segunda metade do século XVII, Salvador era o centro econômico da região mais rica do país.
Destaques: Igreja de São Francisco.







O BARROCO CARIOCA
Com o ciclo do ouro o Barroco chega ao Rio de Janeiro. Seu porto passou a ser o centro de intercâmbio entre a região da mineração e Portugal.

É importante lembrar que no Rio nós também tivemos um barroco dissociado da religião!

Destaques: Arcos da Lapa, Passeio Público, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência.

 

Convento da Penitência (e sua capela dourada)



Há algum tempo fui ao Rio e fiquei muito triste quando vi o estado em que se encontra o Passeio Público. Poxa, como podem deixar um lugar tão importante historicamente tão degradado.

Passeio Público


BARROCO DE UMA REGIÃO POBRE: SÃO PAULO
Fundada no século XVI, a cidade de São Paulo e seus arredores não tiveram o mesmo desenvolvimento que as outras regiões no período colonial.
Destaque: Igreja e Convento de Nossa Senhora da Luz



Interior do convento da luz (capela). Notem como é BEM mais simples que as igrejas barrocas do nordeste e do Rio de Janeiro.