sexta-feira, junho 06, 2008

ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES

O imperador Dom Pedro II, quando assumiu o governo, procurou dar ao país um desenvolvimento cultural mais sólido, incentivando as letras, as ciências e as artes. Estas ganharam um impulso de tendência nitidamente conservadora, que refletiam modelos clássicos europeus.

O imperador foi um grande mecenas e, para incentivar os alunos-artistas, oferecia bolsas de estudos na Europa para aqueles que mais se destacassem.

ALGUNS DE SEUS ILUSTRES ALUNOS:

Vítor Meirelles

Foi um dos mais virtuosos alunos da AIBA e, mais tarde, se tornou um de seus mais ilustres professores.

Entre suas obras mais conhecidas estão: "A primeira missa no Brasil", de 1860 e "A batalha de Guararapes".




Pedro Américo

Um dos nossos mais conhecidos pintores acadêmicos, autor de obras importantíssimas como "O grito do Ipiranga" e "Tiradentes escartejado".
Pedro Américo também foi professor da AIBA mas, diferente de Meirelles, que se dedicava à aulas práricas, se dedicou ao ensino da História da Arte.


Almeida Junior

Uma das características mais marcantes de sua obra é o alto nível de realismo técnico - além do realismo temático em algumas obras.

São dele as famosas telas "Leitura", "Caipira picando fumo" e "saudade".







Apesar de serem acadêmicos, esses artistas foram influenciados pela literatura da época, principalmente pelo romantismo. Além da visão romantizada de cenas históricas, também percebemos a presença de temas nacionalistas e indianistas (que estavam muito presentes no romantismo brasileiro).
Este é o site do Museu Nacional de Belas Artes (que funciona na sede da antiga AIBA).
O prédio foi projetado pelo arquiteto Grandjeam de Montigny, da Missão Artística Francesa.

Missão Artística Francesa

Em 1808 afamília real chega ao Brasil fugida dos exércitos de Napoleão. Com isso, o Brasil passa a receber forte influência européia principalmente nas artes.
A Missão Artística Francesa chegou ao Brasil em 1816, chefiada por Joachin Lebreton. Dela faziam parte, entre outros artistas, Nicholas-Antoine Taunay, Jean-Baptiste Debret (pintores) e Grandjean de Montigny (arquiteto).

A principal tarefa dessa missão artística era organizar uma escola de arte acadêmica aqui no Brasil, além de trazer a arte clássica para cá, e produzir imagens do Brasil para o velho mundo ver.
Taunay (1755-1830)
•É considerado uma das figuras mais importantes da Missão Francesa.
•Pintou muitas paisagens brasileiras, principalmente do Rio de Janeiro.

(Morro de Santo Antonio, 1816)


Debret (1768-1848)

•É o artista da Missão Francesa mais conhecido pelos brasileiros. Seus trabalhos, que documentam a vida no Brasil durante o século XIX, são muito usados em livros escolares.