quinta-feira, setembro 24, 2009

A cidade está "bombando"!

Viva a arte!!

A cidade de São Paulo está repleta de exposições importantes. Gostaria muito que vocês pudessem aproveitar essa oportunidade de conhecer artistas importantes como os que estão a mostra no momento. Geralmente, oportunidades como essa só acontecem quando você pega as malas e atravessa o Oceano Atlântico rumo Europa ou então, pega as malas rumo aos "Esteites". Ou seja: oportunidade fantástica de conhecer de perto, ao vivo, obras de arte importantíssimas gastando pouco (na maioria das vezes, só o dinheiro do "busão").

Aqui estão as imperdíveis:

Matisse Hoje
LOCAL: Pinacoteca
Funciona de terça a domingo, das 10 às 18h
Ingresso combinado (Pinacoteca + Estação Pinacoteca): R$ 6 ou 3,00 (estudante). Grátis aos sábados.
Metrô/ trêm CPTM - estação LUZ.
Vai até 01 de novembro de 2009.

A famosa obra "A dança" não está ai, mas mesmo assim tem muitas outras interessantes e importantes. Destaque para o livro-arte Jazz (que eu adoro!!!).

O Cubismo e seus entornos na coleção da Telefonica
LOCAL: Pinacoteca
Vai até 01 de novembro de 2009.

(Oba! Dá pra ver no mesmo dia que você for ver o Matisse!)
Bom, você não encontrará nenhum Picasso, mas tem outras coisas bem interessantes. Acho ótimo pras pessoas verem que há muito mais que Picasso no Cubismo (e aproveito pra lembrá-los que Picasso teve um momento da vida no Cubismo, mas sua obra é bem mais que isso). Tem Gris, Lhote... e até o brasileiro Vicente do Rego Monteiro (que participou da semana de 22).

Uma aventura moderna - Coleção de Arte Renault
LOCAL: MAC
GRÁTIS
MAC USP Ibirapuera - Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso
Terça a domingo das 10 às 18 horas
Vai até 15/12/2009

A exposição tem 81 obras da coleção de arte da montadora francesa Renault. Tem artistas como Joan Miró, Jean Dubuffet, Victor Vasarely, Arman, Erró e Niki de Saint Phalle. Vale demais a pena!!!

Ainda no MAC Ibirapuera podemos ver obras em papel de Pierre Soulages, Jean Tinguely, Henri-Georges Adam e Jean Rustin, entre outros artistas (parte da exposição A França no MAC - que está, na verdade, no MAC USP)

A França no MAC
LOCAL: MAC USP - Cidade Universitária
GRÁTIS
Rua da Reitoria, 160
Terça a sexta das 10 às 18 horas, sábados, domingos e feriados das 10 às 16 horas
Vai até 15/11/2009

No MAC da Cidade Universitária estão pinturas e esculturas de André Masson, Georges Braque, Henri Matisse, Cesar Baldaccini, Kandinsky, Chagall, Picasso e Fernand Léger, entre tantos outros. Ou seja.... muuuitos artistas importantes!

Virada Russa
LOCAL: CCBB
Rua Álvares Penteado 112. Centro
Metrô Sé
GRÁTIS
De terça a domingo, das 10h às 20h
Vai até 15/11/2009

A exposição está focada na produção artística criada na Rússia desde o começo do século XX até a década de 1930. Podemos ver a produção de importantes artistas do período, como Kandinsky, Maliévitch, Chagall, Rodchenko, Tátlin, Goncharova, entre outros.

Além dessas, destaco a exposição do estilista CHRISTIAN LACROIX no MAB - FAAP (Exposição "Christian Lacroix - traje de cena". É de graça, na FAAP, até dia 1º de novembro). A exposição está linda e é imperdível para aqueles que gostam de teatro e de moda.

Se procurarem um pouco mais ainda encontrarão outras exposições não tão "bombadas" mas também muito interessantes!!! Espero que a dia tenha ajudado!

Abraço a todos!