segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Leitura de imagens

Ler imagens é uma habilidade muito importante e que, muitas vezes, não é levada à sério. Muita gente acha que VER uma imagem é só olhar pra ela por alguns poucos segundos. É muito comum pessoas comentarem, por exemplo: "Fui ao Louvre e vi a Monalisa". Será que viu mesmo? Ou será que passou perto dela e bateu os olhos rapidamente? VER de verdade dispende reflexão, tempo. VER de verdade é muito mais que só bater os olhos na imagem.Na tentativa de ajudar as pessoas a entender melhor o que OLHAM, resolvi (na época da pós) pesquisar e escrever sobre isso.


“O que mata um jardim,

Não é

Abandono...

O que mata um jardim é esse olhar

Vazio,

De quem por ele passa indiferente.”

Mário Quintana


Ler uma obra de arte é tirá-la de sua imobilidade para devolver-lhe sua pulsação, é deixá-la ser na sua realidade, envolvendo-a com o nosso eu mais íntimo. Por esse motivo, cada nova leitura é uma nova interpretação, e são muitas as interpretações possíveis, porque somos diferentes a cada dia e, também somos diferentes uns dos outros.

TIPOS DE LEITURA E PERGUNTAS GERADORAS

As perguntas mais importantes que devemos nos fazer pra ler uma imagem são:

·        O que podemos ver?

·        É sobre o quê?

·        O que ela diz para cada um de vocês?

·        Qual é a relação da obra com o mundo?
Toda obra de arte, seja pintura, escultura, vídeo ou fotografia, por exemplo, tem em si suas próprias qualidades. Estas nos darão informações quando estivermos lendo uma imagem. Para entendermos essas qualidades precisamos olhar para as características formais da obra, em termos de linhas, tons, cores, espaço e massa, por exemplo. Ao olharmos para suas propriedades físicas, como para seus materiais e processos, aprofundaremos nossa compreensão do objeto artístico. Os materiais da arte moderna abrem espaço para um arranjo ilimitado de cores, texturas e tipos de pintura. Os artistas saíram de um tempo em que os pigmentos ditavam as cores que eles deveriam usar. Os materiais escultóricos e suas técnicas seguiram os mesmos caminhos. No começo do século XX, artistas como Marcel Duchamp apresentavam em galerias, de maneira simples e corriqueira, objetos comuns como obras de arte. Desde então os artistas passaram a ter liberdade para usar muitos tipos de materiais, possibilitando a realização da arte moderna de acordo com as idéias de sua cabeça. A arte contemporânea pode ser feita praticamente de qualquer coisa – filme e vídeo, objetos achados, comida, móveis – materiais cuja história e associações que possamos fazer afetam nosso entendimento da obra.

LEITURA FORMAL

cores
Que cores o artista usou? Por que vocês acham que ele usou essas cores?
Como essas cores estão organizadas? Quais efeitos elas criam?
formas
Que tipo de formas vocês podem encontrar na obra? Formas arredondadas, retas, pontiagudas, pontilhados? Quais efeitos elas criam?
símbolos
Que tipo de marcas e símbolos o artista usa? Quais efeitos elas tem? Eles fazem parte da nossa cultura? O que significam?
superfície
Com o quê a superfície parece? Que tipos de texturas podemos ver? Quais efeitos elas criam?
escala
Qual é o tamanho real dessa obra? Ela é grande? Suas dimensões originais são muito diferentes das dimensões da reprodução que estamos vendo?
Faria alguma diferença se ela fosse maior ou menor? Será que há algum motivo para o artista ter escolhido esse tamanho?
espaço
Podemos encontrar na obra sensação ou ilusão de espaço ou profundidade? Há preocupação com isso?
Como as formas são colocadas no espaço? Há simetria?
Como é o movimento das formas no espaço?
materiais
Com que materiais essa obra foi feita? São materiais tradicionais ou “encontrados”? Como seria nossa reação diante a obra se o artista tivesse usado materiais diferentes? Quais associações ou conotações os materiais usados carregam?
Vocês são capazes de identificar todos os matérias usados pelo artista olhando para a reprodução?
processo
Como essa obra foi feita? Foi o artista que a fez ou ela foi fabricada? Que tipo de habilidade esteve envolvida no processo de produção da obra? Aconteceram fortes mudanças ao material enquanto a obra foi feita?
Conseguimos ver na obra pronta indícios de seu processo de construção?
composição
Como a obra está organizada? Como é a proporção dos elementos apresentados? A obra apresenta semelhanças ou contrastes?
As formas no espaço parecem seguir uma organização ou estão desorganizadas?

 LEITURA TEMÁTICA

conteúdo
O que é a obra? Ela é sobre o quê? O que está acontecendo? Podemos imaginar um enredo? A obra foi inspirada em alguma obra literária (literatura mundial, nacional, mitológica, religiosa etc.)?
mensagem
Depois de fazer uma descrição atenta da obra, o que podemos especular sobre o que o artista quis dizer? Que tipo de mensagem ele tentou passar? O que esta obra representa?
título
O que o artista quis dizer com esse título? Ele muda o jeito como vocês vêm a obra? Vocês dariam outro título para ela?
tema
Qual é o tema desse trabalho? Ele apresenta mais de um tema? Qual será que foi a inspiração do artista para fazer essa obra?
tipo / gênero
Há alguma relação dessa obra com os gêneros tradicionais da História da pintura (mesmo que a obra em questão não seja uma pintura), como por exemplo, o nu, a paisagem, o retrato ou a pintura de natureza morta?



LEITURA PESSOAL:


você
Qual foi sua primeira reação com a obra de arte? O que fez você sentir ou pensar assim?
Você gostou da obra à primeira vista?
seu mundo
A obra te fez lembrar de quê? Porque isso te fez lembrar daquilo?
Você consegue fazer alguma relação entre o que vê e sua vida?
Ela representa algo que é importante para você?
suas experiências
Você pode conectar a obra a quê? Você já foi há algum lugar como este que é mostrado pelo artista?


LEITURA CONTEXTUALIZADA:

quando
Quando essa obra foi feita? Podemos fazer alguma conexão entre a obra e o período em que ela foi feita? Ela mostra alguma ação que era comum há uma época e que já não acontece mais?
As roupas das pessoas retratadas representam a época que a obra foi feita? Qual é a relação dessas roupas com as roupas que usamos atualmente?
onde
Onde essa obra foi feita? O que a obra pode nos dizer sobre o lugar que ela foi feita? Há alguma característica na obra que nos ajuda a encontrar sua nacionalidade?
quem
Quem fez essa obra? O que nós sabemos sobre esse artista? Há alguma relação ao modo de vida do artista com a obra que ele fez? Essa obra foi importante para o artista ou foi somente uma encomenda?
Essa obra foi feita pra quê? Pra quem?
história
Podemos relacionar essa obra ao contexto social e político do momento histórico em que foi feita?
Ela ainda é atual? Pode ser relacionada ao contexto social e político de hoje?
outras linguagens
Podemos relacionar essa obra com obras de outras linguagens artísticas do período, como cinema, música, teatro, literatura ou design, por exemplo?
outras áreas do conhecimento
Podemos relacionar essa obra com outras áreas do conhecimento, como por exemplo, a ciência, geografia, matemática, ecologia?
O artista estava relacionado a algumas dessas áreas?
o presente
Como as pessoas olham para essa obra hoje em dia? É igual ou diferente de quando ela foi originalmente vista?
Essa obra é considerada importante ou valiosa?
o obra no espaço
Em que museu ou coleção está essa obra? Ela está colocada em posição de destaque?
Algum de vocês já viu essa obra pessoalmente?
interpretação
Como as informações recebidas pelo professor e pesquisadas pelos alunos afetam a experiência com a obra? Vocês sentiriam a mesma coisa se não tivessem essas informações?

Espero que estas perguntas geradoras possam ajudá-los a melhor compreender a arte!
Viva a arte!

17 comentários:

Serena Lembranças disse...

Adorei a sua matéria.
Perfeita para ensinar os meus alunos.
Texto simples, muito bem explicado...
Parabéns, adorei.
Beijinhos
Professora Cecilia - Arte

Clarice disse...

Muito bom este texto
Vai me ajudar bastante em sala de aula.
Agradeço muitíssimo
Bjos
Prof:- Clarice - Arte
Guarulhos-SP

Rita de Cassía disse...



Amei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante



interpretação de texto em quadrinhos

Tirinhas para produção de texto e redação

Tirinhas turma da mônica - Interpretação de texto

Interpretação de imagem - propaganda

Interpretação de história em quadrinhos O Vendedor

Menino maluquinho - Interpretação de texto




Interpretação de texto curto

Textos para interpretação 1° ano do ensino fundamental

Textos para interpretação 2° ano do Ensino fundamental

Textos para interpretação 3° ano do Ensino fundamental

Textos para interpretação 4° ano do Ensino fundamental

Textos para interpretação 5° ano do Ensino fundamental

Textos curtos para interpretação com gabarito

Texto curtos para interpretação de texto





Interpretação de texto

A princesa e a ervilha - Interpretação com alternativas

Interpretação de Texto - Exercícios com gabaritos

Interpretação de Texto - Exercícios com gabaritos


Laura disse...

Muito bom, muito esclarecedor. Preciso fazer um exercício de leitura de imagem para a faculdade e nem sabia por onde começar. As dicas me ajudaram muito. Obrigada!

Janes B. disse...

Olá Taciana,
Sou artista plástica e gostei muito da forma como você abordou este assunto.
Gostaria de saber se você autoriza disseminar esse artigo em meu BLOG, obviamente incluindo este endereço para que as pessoas conheçam a autora do texto.
Grande abraço, Janes

Taciana disse...

Olá Janes
Sim, você pode usar o texto.
Sou arte educadora e acredito que foi exatamente pra isso que escrevi o que escrevi. Quanto mais pessoas lerem, fico mais feliz!
Obrigada!

Dan Barcellos disse...

Oi Taciana era exatamente isto que eu estava precisando para abordar leitura de imagens na sala de aula.
Obrigada!! :)

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto, com ele fica mais fácil ensinar para os alunos sobre leitura de imagem, obrigado por compartilhar consco um pouco do seu conhecimento em Artes.

Adriana disse...

Parabéns, gostei bastante da sua abordagem sobre leitura de imagem! Vc poderia passar a referência da metodologia que usou?
Obrigada.
Adriana

Nara Regina Locatelli Schitezky disse...

Adorei a simplicidade que aborda o assunto e os quadros que publicastes são ideais para pesquisas.Meus alunos de nível médio vão adorar. Posso usar?
Nara Locatelli - arte-educadora.

Taciana disse...

Claro que pode usar!

Tatiane Gonsevski disse...

Esse texto deve me ajudar muito no meu trabalho de artes. Muito obrigada a autora do texto ;).

Antonio Montibeller disse...

Olá Taciana, Parabéns pelo texto! parabéns pelo blog!
Abraço!

http://quim.com.br disse...

oi Taciana,
Adorei seu texto (e seu blog em geral!).
Você coloca de forma clara pontos importantes na arte.
Esse post especificamente é fundamental para quem quer aprender um pouco de arte e ir além de visitas em museus e galerias apenas para 'fazer check-in' que é o que acontece muito hoje em dia.
Sou artista plástico e é raro ouvir algumas dessas perguntas. Posso usar como um guia principalmente nas escolas e livros que trabalham com minhas obras?
Abs, artista plástico Quim Alcantara
http://quim.com.br/

Eliane Maciel disse...

Gostei muito da forma que vc trata a leitura de imagem, posso incluir no meu roteiro para apresentar aos meus alunos? Sua forma de tratar o tema simplifica e otimiza nosso tempo. Parabéns e sucesso sempre.

Taciana disse...

Olá Eliane, pode sim.

Sofia disse...

Oi Taci, sou sua aluna e adoro suas aulas de coracao!!!antes pensava que historia da arte era a materia mais inutil mas vc me fez ver que na verdade e muito importante nao so pra escola mas para a vida.
Brigada por ser essa super professora, tenho sorte de ser sua aluna.